Muita coisa aconteceu desde 2001. A tecnologia evolui rapidamente,e você não encontra muitos exemplos de pessoas que utilizam hoje a mesma tecnologia que era comum há uma década. Ainda assim, o Windows XP já completou 10 anos e muitas empresas e usuários finais ainda dependem desse sistema operacional antiquado.
Quando o Windows XP foi apresentado, muitos dos conceitos e tecnologias que utilizamos atualmente estavam engatinhando ou não tinham mesmo nascido. A Microsoft possui um infográfico que ilustra muitas das mudanças fundamentais da computação que ocorreram nos útlimos 10 anos. Aqueles que se agarraram firmemente ao Windows XP têm suas razões – a versão seguinte, o Vista, foi considerada um desastre e fez muitos dos consumidores pensarem duas vezes na hora de pular para o Windows 7. A falta de um upgrade direto, um caminho que levasse direto do Windows XP para o 7 também contribuiu para a estagnação. Entretanto, muitos utilizam da filosofia “por quê eu deveria mudar se tudo por aqui funciona tão bem?”.
Vamos considerar essa linha de pensamento. E, a partir disso, há essas situações:
“Eu posso iluminar uma sala com uma vela, por que eu deveria me atualizar e comprar uma lâmpada?” Ou ainda “Minhas fitas de oito faixas tocam todas as músicas que eu preciso. Não vou gastar dinheiro com fitas cassete, e eu não preciso de um CD player extravagante”.
Das duas versões do Windows, ele continua o reis dos desktops. |
No ano passado, acompanhei duas pequenas empresas que tiveram a oportunidade de viver a mesma experiência, mas com o Windows 7. Eles tinham razões para ainda usar o Windows XP e outras tecnologias ultrapassadas – incluindo a razão “se não está quebrado, para que consertar?”. Essas duas companhias – chamadas Balin Accounacy e Cupcake Royale – foram recauchutadas tecnologicamente pela Dell e pela Microsoft. Ambas empresas se apaixonaram pelas melhorias e novidades do Windows 7 e não olharam para trás.
“Velocidade e eficiência são críticas. Economizar 15 minutos por dias por profissional se traduz em dólares do final do mês. Os novos sistemas são muito menos frustrantes e reduzem o stress de nossos colaboradores, e na ponta do lápis, o aumento de produtividade paga por si mesma em um período relativamente curto” afirmou Josh Balin, dono da Balin Accountacy
Sim, o antigo sistema operacional ainda funciona, e até cumpre seu papel. Entretanto, se você ainda estiver usando o Windows XP porque ele simplesmente se comporta bem, é bom dar uma olhada no Windows 7. Você ainda pode cortar uma árvore com um machado, no entanto, é fácil perceber que moto-serras são ferramentas muito mais eficientes, assim como o Windows 7 é uma plataforma bem mais poderosa e ágil do que o XP. PCWorld/EUA
Seja o primeiro a comentar.
Postar um comentário